O município de São João Batista, por meio do Departamento de Licitações e Contratos, informou que a concorrência eletrônica N° 011/PMSJB/2024, cujo objeto era a contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia para a construção de uma ponte de concreto armado e protendido sobre o Rio Tijucas, foi declarada fracassada. A ponte, com 70 metros de extensão, ligaria a SC-108 à Colônia Nova Itália, uma importante rota para a região.
A licitação foi oficialmente declarada fracassada nesta terça-feira, 08 de outubro de 2024, após todos os licitantes serem desclassificados ou inabilitados, impossibilitando a contratação de uma empresa apta para realizar a obra. Este foi o segundo processo licitatório para a construção da ponte. A primeira licitação ocorreu em dezembro de 2023, com uma empresa vencedora que iniciou, mas abandonou os trabalhos por considerar o projeto inexequível. Já a segunda tentativa ocorreu em 16 de setembro de 2024, foi declarada no dia 08 de outubro como fracassada.
A ponte, conhecida como Ponte dos Imigrantes, foi interditada em dezembro de 2022, quando foi gravemente danificada por uma enchente, logo após parte da mesma veio a cair e desde então, a comunidade da Colônia Nova Itália aguarda pela reconstrução, que se arrasta sem uma solução definitiva.
Na ata do processo licitatório é possível verificar o questionamento das empresas participantes com relação ao projeto da mesma, de acordo com os questionamentos o projeto seria inexequível devido ao modelo de estacas tipo “Wirth” pois este modelo encarece o valor da obra e não seria possível executar a construção da ponte pelo valor máximo apontado pela administração municipal. Um novo processo licitatório deverá ser formulado pela administração.