No sábado (19), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com as Forças Policiais e de Segurança do Estado e o Corpo de Bombeiros Militar, desmobilizou 18 bloqueios e enfrentou atos de vandalismo em diversas vias da Grande Florianópolis. A operação resultou na prisão de 13 suspeitos, além da morte de um homem e dois feridos.
As manifestações criminosas tiveram início após guarnições do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberem informações sobre homens encapuzados e armados na Comunidade do Papaquara, no bairro Vargem Grande, onde disparos de arma de fogo foram efetuados. Os criminosos fugiram antes da chegada das guarnições, incendiando veículos próximos ao Morro do Mosquito e abandonando objetos usados no crime.
Durante a ação, foi constatado que veículos davam suporte à fuga dos criminosos, levando à prisão de envolvidos e apreensão de objetos ilícitos, incluindo armas, munições, rádios comunicadores e veículos. Um homem foi baleado ao ter seu veículo roubado nas proximidades do Morro do Mosquito.
Na sequência, ocorreram mais confrontos no Chico Mendes e na região central de Florianópolis, com um segundo suspeito alvejado e um terceiro em atendimento médico. A operação resultou na apreensão de drogas, sete pistolas, carregadores de fuzil, cerca de 400 munições e outros itens ilegais.
POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA