A previsão da Epagri/Ciram para os meses de novembro, dezembro e janeiro em Santa Catarina indica temperaturas acima da média climatológica, com destaque para as regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste, onde os dias serão mais quentes. Segundo a meteorologista Marilene de Lima, apesar do calor predominante, ainda podem ocorrer episódios isolados de frio, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.
Durante dezembro e janeiro, períodos consecutivos de calor com temperaturas máximas acima de 30°C serão mais frequentes.
Chuvas
A meteorologista Gilsânia Cruz explica que a previsão para o trimestre é de chuvas próximas à média climatológica em Santa Catarina, com episódios irregulares associados ao aquecimento da tarde. Em algumas localidades, os acumulados podem superar a média, e eventos de chuva forte, acompanhados de granizo, ventania e intensa atividade elétrica, estão previstos.
Em novembro, a média mensal de chuva varia de 130 a 180 mm, diminuindo em relação ao mês anterior. Em dezembro, as pancadas de chuva típicas de verão devem ocorrer principalmente à tarde e à noite, com volumes de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e no Extremo Oeste, e de 130 a 150 mm nas demais regiões. Para janeiro, os acumulados devem ficar entre 140 e 200 mm.
A previsão também indica a diminuição da atuação de ciclones extratropicais no litoral sul do Brasil durante o período, além da possibilidade de nevoeiros nas madrugadas e manhãs, especialmente em novembro e dezembro.
Temperatura da Superfície do Mar
Em setembro de 2024, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial esteve abaixo da média climatológica, com um leve aquecimento. A previsão para o trimestre mantém a neutralidade, sem resfriamento suficiente para a formação do fenômeno La Niña.
Foto: Eduardo Valente / SECOM