A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu duas pessoas na manhã desta quarta-feira (30) durante uma operação que cumpre mandados em sete cidades do Litoral Norte e Grande Florianópolis. A ofensiva mira um grupo criminoso envolvido na criação de empresas falsas para mascarar a venda de produtos sem o pagamento de impostos.
Os mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos em Palhoça, Florianópolis, Navegantes, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas. Entre os detidos, estão contadores responsáveis pela criação dessas empresas fraudulentas.
A investigação começou após uma ação da Secretaria de Estado da Fazenda, que identificou a ausência de atividades nos endereços cadastrados pelas empresas, levando à suspensão dos negócios e o encaminhamento do caso para a Polícia Civil.
Relatórios da Fazenda Estadual revelaram o funcionamento de um “criadouro de fictícias empresas”, um esquema de falsidade ideológica. Essas empresas eram usadas para emitir documentos fiscais falsos, especialmente relacionados à venda de pescados, sem o pagamento de tributos, prejudicando tanto o consumidor quanto a concorrência.
Fonte: ND+ notícias