O INCA estima que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil até 2025. Com a necessidade de atenção especial à saúde masculina, com foco na prevenção deste tipo de câncer que é o mais incidente entre homens no país, a Campanha Novembro Azul volta a alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Novembro, 2024 – De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, até o ano que vem, estima-se que mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil. Com a necessidade de atenção especial à saúde masculina, com foco na prevenção deste tipo de câncer que, é o mais incidente entre homens no país, a Campanha Novembro Azul volta a alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Conforme o médico urologista, Serafim Venzon, membro da Associação Brusquense de Medicina (ABM), não existem sintomas específicos para o câncer de próstata, sendo que maligno ou benigno são parecidos. O médico cita dois principais sintomas que merecem atenção, como o aumento no número de micções que são percebidas pela quantidade de vezes que o paciente acorda para urinar e a diminuição da força e velocidade do jato urinário.
“Para nosso conforto os Adenoma de próstata, doenças benignas, são muito mais comuns. Na prática, o paciente não deve querer se diagnosticar, pois o diagnóstico de câncer ou Adenoma é o resultado de uma investigação, por isso é fundamental procurar a opinião do urologista de sua confiança que vai buscar mais informações, além dos sintomas que o paciente relatar”, aconselha o urologista.
Conforme explica o médico, ao procurar um urologista, o paciente vai “contar a sua história e, após examinar o corpo do paciente em geral, a genitália e, inclusive, a próstata, serão solicitados os exames necessários. “O médico, antes de tudo, usa os seus cinco sentidos. O tato é um sentido muito forte, igual como a visão e a audição. Permite, não só perceber onde os olhos não conseguem ver, e até melhorar o que vê. Por exemplo, quando alguém vai ao mercado comprar frutas, batatas e outros produtos, pega na mão, assim está usando o tato para avaliar melhor aquele produto. Usamos muito o tato no nosso cotidiano, e o médico também. Depois de examinar e também tocar a próstata, o urologista pede alguns exames para melhorar ainda mais a sua percepção: tipo PSA e US. A tomografia e a ressonância complementam o diagnóstico especialmente para programação cirúrgica e estadiamento clínico”, detalha.
Vale destacar que, a idade ideal para iniciar a prevenção ao câncer de próstata é entre 40 e 50 anos de idade, quando as avaliações devem ser realizadas a cada dois anos. Entre os 50 e 60 anos de idade a cada um ano e meio e, após essa faixa etária, de ano em ano. São muito raros os casos antes dos 40 anos.
TRATAMENTOS
O médico Serafim Venzon, reforça que o objetivo da Campanha Novembro Azul é prevenir. Caso haja indícios de câncer, o ideal é identificar no início, enquanto está localizado na glândula e assim, iniciar os tratamentos. “O melhor tratamento é cirúrgico, a prostatectomia radical, que consiste em retirar a próstata inteira com a cápsula e as vesículas seminais. Esta prostatectomia radical, pode ser por cirurgia aberta, vídeo ou robótica; muda o tempo de recuperação, os custos e as sequelas. Quando está além dos limites, os tratamentos que temos são radioterapia profilática, higiênica, quimioterapia e hormonioterapia”, explica o profissional.
DICAS DE PREVENÇÃO
De acordo com o médico urologista, “não existe, comprovadamente, produtos que causam diretamente o câncer, nem o que evita totalmente, porém existem hábitos e substâncias que ajudam a prevenir”.
O médico sugere tomar dois litros de água “quentinha” ao dia, sempre antes das refeições, até 5h antes de dormir, nunca na hora de dormir e não tomar nenhum líquido enquanto se come. “As mães devem parar de colocar sucos e refrigerante na mesa de refeição; a Escola também. O que comer, como comer e o quanto comer é tema de Família e Escola”, frisa. Ainda segundo Venzon, é importante “comer mais alimentos que, normalmente, são consumidos crus como, laranja, melancia, banana, tomate, cenoura e frutas em geral. O cozimento desnatura, desmonta a cadeia proteica das vitaminas dos alimentos. Diminuir os alimentos conservados, bebidas alcoólicas e cigarros. Aqueles alimentos que duram meses no pacote ou um longo tempo na geladeira, vão interferir no processo de renovação da vida que acontece em todos os instantes. Um consolo: o corpo se defende do pouco e do eventual. Portanto, controle o peso por hábito; prepare a comida o suficiente e que acabe em cada refeição; pratique esporte, o mais simples, barato e acessível é caminhar, e durma ao menos 7 horas ao dia”.
IMPRENSA DIVULGAÇÃO