Na manhã de terça-feira, 5 de novembro, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Delegacia do Meio Ambiente do Departamento de Polícia Federal (DPF), deflagrou a Operação Pelznickel no Vale do Itajaí, que resultou na apreensão de diversos equipamentos de caça ilegal, incluindo armas de fogo e munições, além da prisão de três pessoas.
A investigação, conduzida pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Blumenau, teve início no Parque Nacional da Serra do Itajaí, área de Mata Atlântica que abrange municípios como Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos. As autoridades identificaram trilhas abertas para a prática de caça ilegal de animais silvestres.
Dada a gravidade dos crimes cometidos em uma Unidade de Conservação Federal, a Polícia Federal foi acionada, constatando a existência de uma associação criminosa dedicada à caça ilegal. Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em residências de investigados nas cidades de Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros, emitidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Joinville.
A operação, que contou com a participação de 59 policiais militares e 55 policiais federais, resultou na apreensão de 15 armas de fogo, mais de mil munições de diferentes calibres, além de equipamentos como uma mira laser e uma luneta. A operação, inspirada na lenda folclórica de Guabiruba e nomeada “Pelznickel”, teve origem em uma investigação iniciada em novembro de 2023.
Fotos: POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA