Memorial do Padre Léo e Comunidade Bethânia serão inclusos no ramal da rota peregrina
Na manhã de terça-feira, 26, membros da Comtur – Conselho Municipal de Turismo – se reuniram na prefeitura de São João Batista para deliberar sobre o Projeto de Lei que deve entrar na Câmara de Vereadores batistense nos próximos dias. O tema do PL é a autorização da integração do município de São João Batista a compor à rota turística Caminho do Louvor e dá outras providências.
O gestor da Comunidade Bethânia, Anderson Bento Garcia, que também assumiu a presidência da Comtur nos últimos dias destacou a importância turística e econômica que a aprovação desse projeto trará para a cidade. O turismólogo da Comunidade Tiago Borges, também faz parte da ação e se fez presente na reunião.
Contemplação da cidade
Com a inclusão do município batistense, o trajeto contemplará a divisa com o Município de Major Gercino, passando pelas comunidades de Tigipió, Colônia Nova Itália, Fernandes, Timbézinho (Memorial do Padre Léo e Comunidade Bethânia), Centro, Tajuba I e Rio do Braço. Depois seguirá em direção à Nova Trento, sentido Santuário de Santa Paulina.
O Projeto de Lei visa integrar o município de São João Batista a Rota Turística Religiosa Caminho do Louvor, instituída pela Lei estadual nº 18.480, de 26 de julho de 2022, popularmente denominada “Caminho do Louvor”, potencializando o importante ativo religioso do município o “Memorial do Padre Léo”. No aspecto econômico, Santa Catarina tem aproximadamente 12% do PIB estadual decorrente do turismo religioso.
Justificativas
Entre as justificativas do projeto que deverá ir para a Casa de Leis, estão os destaques de que a Rota Turística Caminho do Louvor é um projeto de grande relevância para o município de São João Batista, pois promove o turismo religioso, contribui com o desenvolvimento econômico local, cria oportunidades para o comércio, a gastronomia, o artesanato e os serviços turísticos. A adesão à rota proporcionará visibilidade ao município, permite a integração com o turismo de fé e peregrinação, o que é comprovadamente um motor de crescimento econômico nas comunidades envolvidas.
A experiência de peregrinação pela região, com as belezas naturais e pontos de apoio, é uma proposta que se conecta perfeitamente ao perfil cultural e religioso do município.
Sobre a rota
A rota Caminho do Louvor é composta por mais de 240km, atravessando montanhas, estradas vicinais, trilhas, bosques e comunidades rurais. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, a rota proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza, além de desenvolver o turismo na região e difundir a cultura, gastronomia e as belezas naturais do município.