A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, decretou estado de emergência nesta quinta-feira (16) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas horas. O Decreto nº 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil e convoca voluntários para ações de resposta aos desastres e campanhas de arrecadação de recursos.
As principais avenidas da cidade estão interditadas, e diversos bairros enfrentam alagamentos. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão atuando intensamente para garantir a segurança da população. O GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) foi acionado, e o Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos para a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, além de solicitar reforços.
Na Rua Pica-pau, uma família foi obrigada a deixar sua residência devido às condições críticas. Para abrigar os atingidos, três pontos de acolhimento emergenciais foram estabelecidos nos bairros Ariribá, Municípios e Barra, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família.
A recomendação é para que moradores evitem sair de casa e, em caso de emergência, entrem em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, o Corpo de Bombeiros pelo 193, ou a Polícia Militar pelo 190.
Saúde
As Unidades de Saúde Básica dos bairros Estados, Barra, Vila Real, São Judas, Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras estão sem atendimento. O Centro Odontológico Especializado (COE) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) também não estão funcionando. Pacientes com sintomas leves devem solicitar assistência pelo telefone 0800 888 6556. Consultas e exames agendados para hoje devem ser reagendados para sexta-feira.
Cultura
Alagamentos também afetaram o Teatro Municipal Bruno Nitz e a Galeria de Artes, espaços anexos à Fundação Cultural.
Casa dos Conselhos
O atendimento presencial na Casa dos Conselhos está suspenso devido aos alagamentos que interromperam o acesso ao local. O atendimento pode ser feito por e-mail: [email protected]. Já a Diretoria de Relações Comunitárias pode ser contatada pelo e-mail [email protected].
Turismo
Na Passarela da Barra, dois elevadores foram desligados preventivamente devido a goteiras, mas outros dois permanecem funcionando para pedestres. O Posto de Informação Turística (PIT) está aberto, enquanto o Centro de Controle Operacional (CCO) segue atuando, mas o atendimento ao público está temporariamente suspenso. Os serviços da Secretaria de Turismo continuam normalmente.