Disponibilização do serviço será viabilizada por meio de parceria entre o Município e o Governo do Estado de Santa Catarina
O Município de São João Batista receberá em breve uma unidade de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A implantação será realizada por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a administração municipal.
O acordo inclui a destinação de uma ambulância ao município, enquanto a manutenção do serviço será viabilizada com repasses dos governos federal e estadual, além de contrapartida da Prefeitura. A estimativa é que a unidade entre em operação ainda neste semestre.
Na manhã desta sexta-feira (24), o prefeito Juliano Peixer e o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino, alinharam detalhes da parceria durante visita a São João Batista do diretor estadual de APH Móvel do SAMU, Dionísio Cézar Medeiros. O encontro contou também com a participação do assessor de Diretoria de APH Móvel do SAMU, Fernando Alonso de Cisne, e do diretor do Departamento de Saúde da SMS, Toninho da Silva Belmonte.
Conforme destaca o prefeito Juliano Peixer, a implantação do SAMU será um marco para a saúde do município. “É um serviço essencial, que certamente salvará muitas vidas. Toda a nossa população estará ainda mais assistida. Agradecemos à Secretaria de Estado da Saúde, ao governador Jorginho Mello e a todos os envolvidos por tornarem esta parceria possível”, afirma.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino, reforça a importância da iniciativa para a cidade. “Estamos trazendo um serviço essencial para auxiliar os bombeiros e garantir mais agilidade no atendimento pré-hospitalar. Conseguir algo deste porte em menos de um mês de gestão é uma conquista significativa. Quem ganha com isto é a nossa população”, salienta.