Na manhã de domingo (26/01), por volta das 9h, um grave acidente na Rota do Sol, no trecho da RSC-453, em Itati (RS), resultou na morte de cinco pessoas e deixou uma pessoa ferida. O acidente envolveu um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e um Toyota Corolla com placas de Caxias do Sul.
Entre as vítimas fatais estão os soldados Audrei Alves Camargo, de 32 anos, natural de Santa Maria, que atuava no Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, e Juliano Baigorra Ribeiro, de 37 anos, natural de Uruguaiana, que trabalhava no 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves. Ambos estavam a caminho de uma ocorrência na Operação Rota do Sol quando o acidente ocorreu. Cada um deixa esposa e três filhos.
No Toyota Corolla, estavam uma mulher ao volante, um homem no banco do carona e uma criança no banco traseiro, que faleceram no local. Outra mulher, também ocupante do veículo, foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
As causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. Em nota, o Corpo de Bombeiros expressou profundo pesar pela perda dos soldados. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o governador Eduardo Leite também lamentaram o ocorrido.
Nota de pesar da ABERGS
A Associação de Bombeiros do Estado do RS (ABERGS) emitiu uma nota lamentando profundamente a tragédia:
“A Associação de Bombeiros do Estado do RS – ABERGS, lamenta profundamente o tombamento em serviço do Soldado Audrei Alves Camargo, que atuava no Batalhão de Busca e Salvamento – BBS; e Soldado Juliano Baigorra Ribeiro, atualmente servindo no Pelotão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves, que na manhã deste domingo (26), faleceram após um trágico acidente na Rota do Sol.
O caminhão onde os Soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – CBMRS, colidiu frontalmente contra um carro, na Rota do Sol, próximo à Terra de Areia, capotando e ocasionando a morte dos militares, que se deslocavam para um atendimento de sinistro de trânsito na Operação Rota do Sol.
Neste momento de profunda dor, a ABERGS se solidariza aos familiares, aos amigos dos militares, com especial carinho do associado Soldado Baigorra, que no momento cumpriam a missão que escolheram. Agora, os militares certamente serão recebidos pelas Guarnições do céu.
Igualmente nos solidarizamos aos familiares e amigos dos ocupantes do veículo Corolla, um casal e filho, que também não resistiram ao grave acidente.
Ainda não se tem informações sobre os atos fúnebres dos militares.”
As autoridades continuam investigando as causas do acidente.
Fotos: CBMRS/Divulgação