Os deputados estaduais escolheram, por unanimidade, na tarde deste sábado, dia 1° de fevereiro, o deputado estadual Júlio Garcia (PSD) para comandar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelos próximos dois anos. Ele foi aclamado como o novo presidente, confirmando o acordo entre os partidos costurado há semanas.
Este será seu quarto mandato como presidente da Alesc, sendo que já atuou no biênio 2005-2006, depois em 2007-2008 e sua última passagem pela presidência ocorreu de 2019-2021.
“Inegavelmente é um momento de alegria. Há 20 anos, eu era eleito presidente da Alesc pela primeira vez. A emoção de 20 anos atrás era a mesma. O entusiasmo de conduzir a Assembleia Legislativa é o mesmo de há 20 anos. Me lembro muito bem daquela eleição. O voto mais esperado era do deputado Clésio Salvaro e nós estabelecíamos uma disputa no Sul do Estado e já tínhamos computado 39 votos, quando fui aconselhado a conversar com Clésio Salvaro. Se fosse o preço para se eleger, eu não faria. Na hora que Salvaro foi chamado, ele votou na minha pessoa. A galeria comemorou e hoje somos amigos e me lembro disso como uma lição e como é possível uma conciliação se feita com respeito. Hoje, o voto mais aguardado era do Sargento Lima e se absteve e a democracia se forma assim”, declarou o presidente eleito da Alesc.
Garcia afirmou que está vivendo um momento especial e garantiu entusiasmo para presidir a Alesc. “Estou muito feliz por mais uma eleição e minha emoção e entusiasmo são os mesmos de há 20 anos.
Esse parlamento tem valor. Gratidão é a palavra que me move neste momento. Gratidão pela resiliência por ter chegado até aqui. Gratidão aos meus familiares e aos amigos. Gratidão especial aos deputados e pela convivência respeitosa. Em quatro campanhas para a Alesc sempre tive conversas republicanas. Acredito que o respeito nas relações nos tornam mais fortes. Com essa força, continuaremos a servir Santa Catarina”, afirmou.
O pessedista recebeu 49.958 votos na última eleição e atualmente está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa.
Eleição
Apenas a candidatura de Garcia foi colocada para votação. Apesar de única, os deputados foram chamados nominalmente e declararam seus votos no microfone. Os deputados Ivan Naatz (PL) e Antídio Lunelli (MDB) não estiveram presentes na votação e justificaram a ausência. O deputado Sargento Lima (PL) se absteve da votação, com isso, o presidente eleito recebeu 37 votos dos 40 possíveis.
Sobre Júlio Garcia
Júlio Garcia durante eleição para a presidência da Alesc – Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus
Nasceu em 28 de março de 1950, em Florianópolis. Filho de Milton Santos Garcia (funcionário da Fazenda Estadual) e de Hermozila Salles Garcia. É pai de Pablo, Júlia e Maria Eduarda.
Ele começou a trabalhar como office-boy no Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), neste período cursou Técnico em Contabilidade, foi galgando postos na instituição e chegou à Direção de Crédito Geral e Câmbio, de 1983 a 1985.
Presidiu a Indústria Carboquímica Catarinense S.A (ICC), em 1985, o Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Badesc), em 1995, e a Companhia de Água e Saneamento de Santa Catarina (Casan), em 1996 e 1997.
Em 11 de outubro de 2005, Garcia, como presidente do Legislativo Estadual, na vacância do governador, Luiz Henrique da Silveira, e de seu Vice, Eduardo Pinho Moreira, assumiu o Governo do Estado por 12 dias e, como governador em exercício, encaminhou ao Legislativo o projeto de lei que garantiu às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae’s) de Santa Catarina 1% dos recursos do Fundosocial.
Em setembro de 2009, renunciou ao mandato parlamentar para tomar posse no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), nomeado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. Em 1º de setembro de 2009, assumiu como conselheiro do TCE. Quando o conselheiro Salomão Ribas Júnior se aposentou, novas eleições para a Presidência do TCE apontaram, por unanimidade, o conselheiro Julio Garcia como presidente da corte de contas, com mandato de 18 de junho de 2014 a 1º de fevereiro de 2015. Julio Garcia aposentou-se no cargo de conselheiro em 2017, substituído por José Nei Ascari, que deixou mandato parlamentar na Alesc. Depois de quase dez anos, Julio Garcia voltou à política, em 2018, foi eleito deputado estadual da Casa Legislativa, pelo PSD, com 57.772 votos.
Em seu retorno ao Legislativo estadual, o Deputado Julio foi eleito, por unanimidade, presidente da Alesc para o biênio 2019-2021. Pela terceira vez em sua carreira política assumia o comando do Legislativo catarinense. O deputado foi reeleito para o sétimo mandato, na 20ª Legislatura, em 2022.