Maicon Pereira dos Santos, de 23 anos, natural de Alagoinhas, na Bahia, morreu após confronto com o Tático durante uma operação policial na Rua Lindomar Martins de Sousa, no bairro Timbezinho, em São João Batista, nesta sexta-feira (14/02). A ação resultou também na apreensão de drogas, armas e na prisão de um suspeito por tráfico.
A guarnição do Tático recebeu informações de que a residência era utilizada como ponto de tráfico de drogas e possuía armas no local. Ao cercar o imóvel para evitar possíveis fugas, os policiais tentaram contato com uma mulher que estava na janela da casa. Ao perceberem a presença da polícia, houve uma movimentação incomum no interior da residência.
Maicon, que estava armado com um revólver calibre .38, tentou fugir pelos fundos em direção a uma área de mata. O policial responsável pelo cerco tentou verbalizar com ele, mas sem sucesso, já que Maicon não acatou as ordens. Diante da iminência de uma injusta agressão, foi necessária a utilização da arma de fogo pelo agente, resultando em Maicon sendo alvejado. Mesmo com o atendimento da equipe do ASU 558, o óbito foi constatado no local.
No interior da residência, um homem que se apresentou como proprietário foi abordado. Com o apoio da viatura do canil e cães farejadores, os policiais localizaram 485 gramas de cocaína embaladas, 10 gramas de maconha prontas para venda, duas balanças de precisão, dois celulares e R$ 52 em dinheiro. O suspeito assumiu a propriedade das drogas e confessou a venda de entorpecentes no local, sendo preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
A arma apreendida, um revólver calibre .38 com seis munições, foi recolhida pelo Instituto Geral de Perícias (IGP). A Polícia Civil, o IGP e a Polícia Científica estiveram no local para os procedimentos legais.
Fotos: Emily de Oliveira/Rádio Clube