• A Rádio
  • Anúncie
  • Contato
  • Sugestão de pauta
quarta-feira, julho 16, 2025
Radio Clube 88,5 FM
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Cidades
  • Esportes
  • Polícia
  • Serviços
  • Mais
  • CONTATO
  AO VIVO
  • Home
  • Política
  • Cidades
  • Esportes
  • Polícia
  • Serviços
  • Mais
  • CONTATO
No Result
View All Result
Radio Clube 88,5 FM
No Result
View All Result
  AO VIVO
Home DESTAQUES

Projeto “Riquezas Locais, Consciência Global” do SESC SJB promove educação ambiental e cidadania desde a infância

Redação por Redação
16 de julho de 2025
in DESTAQUES, SLIDE PRINCIPAL
0
Projeto “Riquezas Locais, Consciência Global” do SESC SJB promove educação ambiental e cidadania desde a infância
0
SHARES
56
VIEWS
WhatsAppFacebookTwitterTelegramEmail

Em tempos de grandes desafios socioambientais e uma crescente desconexão com os recursos naturais e culturais das comunidades, a escola se reafirma como espaço essencial para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o planeta. Neste contexto, nasceu o projeto “Riquezas Locais, Consciência Global”, uma iniciativa pedagógica que, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, propôs atividades concretas para desenvolver o senso de pertencimento, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social.

O projeto se destacou por envolver todas as etapas da Educação Infantil e Fundamental, articulando práticas ambientais, saberes culturais e ações de cidadania de forma lúdica e interdisciplinar. A proposta integrou desde atividades sensoriais com os bebês até experimentos de ciência aplicada e tecnologias sustentáveis com os alunos mais velhos, mostrando que a educação ambiental pode — e deve — ser vivenciada desde cedo.

Educação Infantil: O despertar sensorial e o respeito à natureza

Nas turmas do berçário ao Maternal II, o contato direto com elementos naturais como terra, folhas, gravetos e sementes foi o ponto de partida para despertar a curiosidade e o respeito ao meio ambiente. Inspiradas nas práticas indígenas de convivência harmônica com a natureza, as atividades proporcionaram vivências sensoriais que aproximaram as crianças do conceito de sustentabilidade. A extração de tintas naturais, por exemplo, conectou ludicamente arte e ecologia, reforçando a importância do cuidado com o planeta desde os primeiros anos de vida.

Já nas turmas do Pré I, Pré II e Pré Integral, as crianças foram estimuladas a dar nova vida a materiais recicláveis, criando brinquedos e ambientes lúdicos como lojas e fábricas fictícias de brinquedos sustentáveis. Além disso, as turmas protagonizaram campanhas solidárias, arrecadando materiais recicláveis e ração para animais em situação de rua. O envolvimento direto com causas sociais reforçou valores como empatia, responsabilidade e solidariedade.

Ensino Fundamental I: Iniciativas práticas e cooperação comunitária

As turmas do 1º ao 3º ano colocaram a criatividade a serviço da sustentabilidade, construindo brinquedos e equipamentos para o pátio da escola a partir de pneus e outros materiais recicláveis. Iglu, amarelinha, trepa-trepa e balanços transformaram o espaço escolar em um ambiente ainda mais atrativo e ecológico, com participação ativa das famílias, reforçando o vínculo entre escola e comunidade.

Para os alunos do 4º e 5º ano, as ações voltaram-se para questões mais amplas de sustentabilidade, como o uso racional da água e as fontes de energia renovável. Através de visitas técnicas, construção de maquetes, produção de ecobags e práticas de reaproveitamento de resíduos, os estudantes compreenderam o ciclo da água, o impacto ambiental das nossas escolhas e a importância de soluções sustentáveis para o futuro.

O 5º ano, em especial, aprofundou seus estudos sobre energia limpa, avaliando as vantagens e limitações das fontes solar e eólica. As atividades foram complementadas com práticas criativas como reaproveitamento de alimentos, produção de arte com materiais naturais e discussões literárias sobre biodiversidade.

STEAM e sustentabilidade: ciência e criatividade para um futuro melhor

No Ensino Fundamental II, o projeto ganhou novos contornos através da participação dos alunos na Feira STEAM — que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Com uma abordagem inovadora e autoral, os estudantes do 6º e 7º anos criaram soluções práticas para problemas ambientais, como composteiras, hortas verticais, sistemas de irrigação com sensores e lixeiras inteligentes.

Projetos como a “Horta Suspensa: do lixo ao luxo” e o “Bueiros Menos Entupidos” mostraram como a criatividade, aliada ao conhecimento científico, pode gerar impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. O 6º ano ainda desenvolveu o projeto Cores da Terra, explorando a produção de tintas naturais e sua aplicação em arte e cultivo de plantas medicinais, unindo ciência, cultura e saúde.

Horta Escolar e Jardim Sensorial: inclusão e consciência ambiental

Outro destaque foi a implantação da Horta Escolar e do Jardim Sensorial, com o envolvimento direto dos alunos na escolha e cultivo das hortaliças, no uso de compostagem e captação de água da chuva para irrigação. O jardim sensorial, além de promover vivências inclusivas e ampliar a empatia com pessoas com deficiência visual, convidou todos a uma reflexão sensível sobre as diversas formas de perceber o mundo.

Educação além dos muros da escola

Mais do que atividades isoladas, o projeto “Riquezas Locais, Consciência Global” se mostrou uma verdadeira rede de aprendizagens, unindo escola, famílias e comunidade em torno de práticas que valorizam a cultura local e promovem o desenvolvimento de uma consciência planetária. Ao fomentar vivências concretas, estimular a pesquisa e fortalecer vínculos comunitários, a escola cumpriu sua missão de formar cidadãos críticos, criativos e preparados para construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.

Um legado para o futuro

Ao final, ficou a lição: a sustentabilidade começa nas pequenas ações cotidianas e precisa ser ensinada, vivida e compartilhada. O projeto reafirma que, mesmo diante dos grandes desafios globais, é possível transformar realidades através da educação e da valorização das nossas riquezas locais.







Notícia anterior

TERCEIRA NOITE DA CAMPANHA “É HORA DE VOLTAR, É HORA DE VENCER” MOVIMENTA O BAIRRO TIMBEZINHO EM SÃO JOÃO BATISTA

PRÓXIMA NOTÍCIA

Canelinha promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (17)

PRÓXIMA NOTÍCIA
Canelinha promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (17)

Canelinha promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (17)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CARRO PEGA FOGO NA ESTRADA GERAL DO ITERERÊ, EM MAJOR GERCINO

CARRO PEGA FOGO NA ESTRADA GERAL DO ITERERÊ, EM MAJOR GERCINO

16 de julho de 2025
FESTA DE SANT’ANA 2025 ACONTECE DE 23 A 28 DE JULHO EM CANELINHA

FESTA DE SANT’ANA 2025 ACONTECE DE 23 A 28 DE JULHO EM CANELINHA

16 de julho de 2025
ACIDENTE NA SC-108 ENTRE SÃO JOÃO BATISTA E BRUSQUE DEIXA FERIDOS

ACIDENTE NA SC-108 ENTRE SÃO JOÃO BATISTA E BRUSQUE DEIXA FERIDOS

16 de julho de 2025
NOVA TRENTO DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 31ª INCANTO TRENTINO, A FESTA ITALIANA MAIS CHARMOSA DO BRASIL

NOVA TRENTO DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 31ª INCANTO TRENTINO, A FESTA ITALIANA MAIS CHARMOSA DO BRASIL

16 de julho de 2025
Canelinha promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (17)

Canelinha promove 9ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta-feira (17)

16 de julho de 2025
Projeto “Riquezas Locais, Consciência Global” do SESC SJB promove educação ambiental e cidadania desde a infância

Projeto “Riquezas Locais, Consciência Global” do SESC SJB promove educação ambiental e cidadania desde a infância

16 de julho de 2025
  • A Rádio
  • Anúncie
  • Contato
  • Sugestão de pauta

© Rádio Clube FM - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Cidades
  • Esportes
  • Polícia
  • Serviços
  • Mais
  • CONTATO

© Rádio Clube FM - Todos os direitos reservados.