Elaborado em: 28/07/2025 às 05:00 – N° 209/2025
Meteorologista: Jéssica Silva
SEGUNDA-FEIRA (28)
O tempo segue instável nesta segunda-feira (28), com presença de nuvens e chuva fraca e isolada, principalmente do Grande Oeste aos Planaltos. Um ciclone extratropical se forma durante a madrugada e se afasta para alto-mar ao longo do dia, intensificando os ventos de sul/sudoeste. As rajadas podem chegar a 70 km/h na metade leste de Santa Catarina, com picos acima de 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
O mar fica muito agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m no Litoral, podendo atingir até 5,0 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, e até 6,0 m em alto-mar. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Ao longo do dia, a entrada de uma massa de ar frio e seco provoca queda acentuada nas temperaturas, com as mínimas sendo registradas à noite. Há risco moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
TERÇA-FEIRA (29)
Os ventos continuam de sul/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de SC, podendo superar os 80 km/h no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco permanece moderado para danos relacionados aos ventos fortes.
O mar continua agitado, com ondas entre 3,5 m e 4,0 m no Litoral, podendo chegar a 5,0 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis, e até 6,0 m em alto-mar. O risco segue alto a muito alto para atividades de pesca, navegação, esportes náuticos e erosão costeira.
A massa de ar frio ganha força, e as mínimas ficam abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos. Nas áreas mais elevadas, os valores podem se aproximar de 0°C. No Litoral e regiões próximas, as mínimas não ultrapassam os 10°C. O risco é moderado a alto para hipotermia, desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
QUARTA-FEIRA (30)
O mar continua agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m no Litoral, podendo chegar a 6,0 m em alto-mar. O risco é alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
O tempo se firma em todas as regiões de Santa Catarina, com predomínio de sol. As temperaturas voltam a subir gradualmente à tarde, mas a sensação térmica segue baixa, especialmente à noite e nas primeiras horas da manhã.
QUINTA (31) E SEXTA-FEIRA (01/08)
O tempo firme permanece, com sol em todas as regiões catarinenses. As manhãs começam com temperaturas mais amenas, mas sobem ao longo do dia, proporcionando sensação térmica mais agradável. Nestes dias, não há risco para ocorrências meteorológicas.
Fonte: Defesa Civil de SC