Os bombeiros militares de Blumenau completaram, nesta quarta-feira (13/08), 67 anos de serviço à comunidade. O primeiro quartel foi inaugurado nesta mesma data, em 1958, devido ao aumento significativo de ocorrências na região. Assim, a cidade tornou-se a primeira, fora de Florianópolis, a receber os trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
No início, eram apenas 13 soldados, que, com o apoio da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Blumenau), arrecadaram fundos para construir o primeiro quartel, localizado na Rua São Paulo. Esses pioneiros também eram responsáveis por atender outras cidades do Médio Vale do Itajaí, área que atualmente corresponde ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM). Com o passar dos anos, os outros 13 municípios receberam quartéis próprios, otimizando o atendimento. Hoje, o efetivo de Blumenau é composto por 79 bombeiros militares.
Em 1978, foi inaugurado o quartel da Rua Sete de Setembro, sede utilizada até os dias atuais. Na década de 1980, a ACIB doou dois veículos para atuarem como ambulâncias, tornando Blumenau pioneira no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Atualmente, o trem de socorro conta com 39 veículos emergenciais prontos para atender a comunidade. Entre eles, destaca-se a Auto-Escada Mecânica, uma das mais avançadas do mundo, importada da Alemanha.
“Desde a chegada dos bombeiros à cidade, a busca por modernização continua constante. A infraestrutura, as viaturas e os equipamentos estão em permanente evolução. Assim, seguimos fortalecendo nosso compromisso de oferecer um atendimento de excelência à população blumenauense”, destaca o comandante do 3º BBM, Tenente-Coronel Mateus Muniz Corradini.
Devido aos grandes desastres naturais que afetaram Blumenau, os bombeiros desenvolveram ampla experiência no atendimento a esse tipo de emergência. A cidade conta com uma das forças-tarefas mais preparadas do estado: a Força-Tarefa 03 (FT-03). “Os bombeiros militares da nossa força-tarefa são extremamente abnegados, dedicados e motivados. Estamos sempre nos especializando para chegar às ocorrências e resolvê-las com rapidez e eficiência”, afirma o comandante da FT-03, Capitão Fillipi Pamplona.
Ao longo destes 67 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau vem honrando seu lema: Vidas Alheias e Riquezas a Salvar.