A Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou, nesta terça-feira (19), mais um ciclo de formações destinado a 5 mil professores da rede estadual. A iniciativa contemplou docentes de Língua Portuguesa e Matemática, que atuam no 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio. As capacitações foram realizadas em 13 polos estratégicos de Santa Catarina, com carga horária de oito horas.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, a ação é parte de um esforço para fortalecer o ensino no estado. “Concluímos mais uma etapa dessa importante missão que é a melhoria da aprendizagem. Educação é semeadura e estamos plantando agora algo que renderá muitos frutos num futuro próximo. Nosso governador Jorginho Mello tem colocado a Educação como prioridade e, juntamente com nosso time da SED, estamos fazendo um importante trabalho para elevar o nível da educação de Santa Catarina”, destacou.
As capacitações integram o Programa de Qualificação da Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino (Qualifica SC), que busca implementar ações estratégicas voltadas à permanência dos estudantes, melhoria do fluxo escolar e elevação do desempenho acadêmico. O foco das formações foi o fortalecimento da compreensão sobre processos de avaliação e recomposição das aprendizagens, para que os professores possam desenvolver práticas pedagógicas alinhadas às necessidades dos alunos.
No próximo dia 27 de agosto, a SED aplicará a segunda prova dos simulados de avaliação da aprendizagem para estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. O primeiro simulado foi realizado em julho e contou com a participação de mais de 128 mil alunos. Também no mês passado, mais de 35 mil professores da rede estadual foram capacitados durante a Semana Pedagógica.
Além das ações pedagógicas, o Governo do Estado avança em melhorias na infraestrutura escolar. Atualmente, 198 obras estão em andamento em diversas regiões, sendo que 53 já foram concluídas em 2025 e outras 70 têm previsão de entrega ainda neste ano. Entre os destaques, está a reforma das instalações elétricas, com 103 escolas em obras, 148 em fase de licitação e mais de 500 em processo de contratação de empresa para execução do serviço.
Outro investimento importante é o reforço da segurança, com instalação de câmeras, botões de pânico e sensores de presença em 100% das unidades escolares. Também está em andamento a revitalização das escolas estaduais, com aporte de R$ 500 milhões para serviços de pintura, aplicação de pastilhas cerâmicas em paredes e melhorias em quadras esportivas. A meta é concluir as reformas em todas as 1.038 escolas da rede até junho de 2026.