Nesta quinta-feira, 21 de agosto, a Administração Municipal de Nova Trento, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, realizou uma visita técnica à sede da AMA Litoral, em Balneário Camboriú.
A reunião teve como foco o alinhamento final para o início do projeto de atendimento clínico especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.
O encontro contou com a presença de representantes das duas secretarias, incluindo a Supervisora de Educação Especial, Jéssica Creppas, e a Secretária de Saúde, Maiara Melzi.
A equipe foi recebida pela coordenadora da AMA Litoral, Catia Franzoi, que apresentou o modelo de atendimento da instituição, que é referência na área, e que servirá de base para a implantação do projeto em Nova Trento.
A partir de Setembro, terá início a triagem e diagnóstico das primeiras crianças. O projeto prevê o atendimento de até 80 crianças e adolescentes com TEA e suas famílias, com encontros realizados aos sábados na E.M.E.B Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis.
Com foco no desenvolvimento global das crianças, o programa contará com equipe multidisciplinar, atendimentos individuais e em grupo, oficinas com os pais e ações voltadas à inclusão social.
A iniciativa representa um avanço significativo na construção de uma rede de apoio mais sensível, humana e eficaz para as famílias neotrentinas.
A gestão municipal reforça, com orgulho, seu compromisso com a qualidade de vida da comunidade, promovendo políticas públicas que respeitam a diversidade e valorizam o cuidado.
Demais informações sobre o cronograma de abertura e datas dos atendimentos serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.
Autismo não se cura, se compreende.
Comunicação / Prefeitura Municipal de Nova Trento