Cidade que se Move: audiência pública marca início de planejamento da mobilidade urbana em São João Batista
Detalhes sobre trabalho, que será desenvolvido ao longo dos próximos meses por meio de parceria entre a Prefeitura e a FURB, foram apresentados na noite desta quinta-feira (28/08)
São João Batista deu o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) na noite desta quinta-feira (28/08), com o lançamento oficial do projeto “Cidade que se Move”. Durante audiência pública realizada no auditório do Senai, foram apresentados à comunidade os detalhes sobre o trabalho que será desenvolvido ao longo dos próximos meses, por meio de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).
“O objetivo é elaborar um plano a várias mãos, ouvindo a população, que seja bom para a toda cidade. A gente quer soluções que possibilitem o desenvolvimento de São João Batista de forma planejada, que norteiem os investimentos ao longo dos próximos 10 anos, independente de quem estiver à frente da Prefeitura”, destacou o prefeito Juliano Peixer, durante a fala de abertura da reunião.
Já o professor Christian Krambeck, que representou a FURB no evento, ressaltou que todo o conhecimento do corpo técnico da instituição será disponibilizado para que o projeto seja bem-sucedido. “A ideia de diferenciar São João Batista é fundamental para o futuro. Por isso é muito importante entender as características da cidade, a forma que ela se relaciona com os demais municípios, para construir um plano que melhore a qualidade de vida da população, que atraia novos investimentos, mas que também mantenha a qualidade ambiental do município”, avalia.
Em seguida, o arquiteto e urbanista da FURB, Karol Carminatti Baumgärtner, detalhou as etapas para o desenvolvimento do projeto. A primeira delas, que já está concluída, foi a estruturação da metodologia, com a definição da equipe técnica e a formação de um comitê gestor. A próxima, que será desenvolvida até dezembro, será o diagnóstico da mobilidade urbana. Nesta fase, serão oportunizadas à população diversas formas de participação.
Estão previstas a realização de oficinas em bairros, empresas e escolas, assim como a aplicação de pesquisas e disponibilização de formulários on-line. Também será aberto espaço para as entidades apresentarem suas demandas em relação ao assunto. “A mobilidade urbana é um indutor de crescimento econômico e desenvolvimento social justo. Por isso, vamos ouvir a comunidade para construirmos propostas para o futuro para cidade. É o momento das pessoas falarem o que pensam da mobilidade e ajudarem a construir este plano”, ressalta Karol.
Após, no primeiro semestre de 2026, será realizada a etapa de Propostas e Cenários Futuros, em que também serão convocadas audiências públicas para ouvir a comunidade, e também a etapa de Indicadores e Monitoramento. Ao final, será encaminhado um projeto de lei à Câmara de Vereadores. Mais informações sobre a construção do Plano de Mobilidade Urbana podem ser conferidas no site www.sjbatista.sc.gov.br/planmob.