Equipamentos, que fornecem dados em tempo real com atualização a cada 15 segundos, foram instalados nesta sexta-feira (12/09) junto à Ponte Manoel Atanázio dos Santos
São João Batista recebeu, nesta sexta-feira (12/09), uma estação de monitoramento hidrológico. O equipamento foi instalado junto à Ponte Manoel Atanázio dos Santos (próxima à Caixa Econômica Federal), por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
A estrutura permitirá o acompanhamento em tempo real de variáveis como nível do rio e volume de chuva no local. Os dados, atualizados a cada 15 segundos, auxiliarão diretamente na tomada de decisão em situações de risco.
Para possibilitar a instalação, já havia sido executado, em agosto, o trabalho de preparação das bases de concreto, que passaram por período de cura para garantir a fixação adequada dos sensores e demais equipamentos. Além das medições, a estação possui sistema de monitoramento por câmeras, alarmes de segurança e contará com manutenção periódica, para assegurar o funcionamento adequado em momentos críticos.
As informações coletadas serão integradas ao sistema estadual e estarão disponíveis à população no site da Defesa Civil após o período de calibragem (cerca de 30 dias), onde poderão ser visualizadas em tempo real ou baixadas para uso técnico e acadêmico.
A instalação em São João Batista integra o Projeto de Ampliação da Rede Hidrometeorológica Estadual, que prevê a implementação de cerca de 130 novas estações em todo o território catarinense. A iniciativa busca ampliar a capacidade de monitoramento climático do Estado e reforçar as ações de prevenção e alerta da Defesa Civil.