Um homem de 58 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal em Florianópolis, nesta quinta-feira, dia 18, suspeito de armazenar grande quantidade de material de exploração sexual infantil. Durante a operação, os agentes apreenderam computadores, celulares e mídias de armazenamento contendo aproximadamente sete terabytes de arquivos de abuso infantojuvenil, um volume equivalente a cerca de 1,4 milhão de fotografias em alta qualidade. Em termos de vídeo, o conteúdo armazenado seria suficiente para cerca de 35 mil gravações de um minuto em Full HD ou 14 mil vídeos de cinco minutos cada.
A prisão resultou de uma investigação cibernética da PF, que utilizou técnicas de rastreamento em redes P2P, utilizadas no compartilhamento ilegal de arquivos. A ação permitiu identificar o suspeito e confirmar que os crimes eram praticados a partir do endereço monitorado, possibilitando a intervenção imediata.
Segundo a Polícia Federal, o material apreendido passará por perícia detalhada, que poderá auxiliar na identificação de outros envolvidos na rede criminosa. O homem, cujo nome não foi divulgado, responderá pelo crime de armazenamento de pornografia infantil, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e permanece à disposição das autoridades enquanto o caso é investigado.