O Procon/SC alerta a população para denunciar qualquer mal-estar fora do padrão após o consumo de bebidas alcoólicas. A medida faz parte da investigação sobre possíveis casos de bebidas falsificadas contaminadas com metanol em circulação em Santa Catarina.
No estado de São Paulo, desde junho, três pessoas já morreram e outras nove foram internadas por envenenamento. O Ministério da Justiça não descarta que a distribuição dessas bebidas tenha alcançado outros estados, e a Polícia Federal já apura a existência de uma rede de distribuição.
“Na hora de consumir algum produto, verifique a embalagem ou se há erros de português no rótulo. Esses são indícios de falsificação. Tendo qualquer sintoma, além de procurar um médico, denuncie ao Procon/SC. Estaremos recebendo essas informações para apurar todos os casos”, destaca a delegada Michele Alves, diretora do órgão.
Sinais de alerta para o consumidor
- Preço muito abaixo do mercado.
- Ponto de venda informal.
- Embalagem com rótulo mal impresso, torto ou com erros de português.
- Ausência de CNPJ, lote ou data de validade.
- Lacre violado.
- Vidro com rebarbas.
- Turvação ou alteração de cor em bebidas que deveriam ser transparentes (como vodka e gin).
O metanol é inodoro, incolor e não altera o sabor da bebida, sendo impossível detectá-lo em casa. Apenas análises laboratoriais confirmam a presença da substância.
Sintomas de intoxicação por metanol
Podem surgir entre 6 e 12 horas após a ingestão:
- Visão turva e alterações visuais;
- Dor de cabeça intensa;
- Náusea e vômito;
- Dor abdominal;
- Insuficiência respiratória;
- Sonolência e rebaixamento da consciência.
A intoxicação por metanol é considerada emergência médica gravíssima.
Onde denunciar e buscar ajuda
- Procon/SC – Atendimento virtual Catarina: (48) 3665-9046
- Zap Denúncia Procon/SC (WhatsApp): (48) 3665-9057
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800-722-6001
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica de SC: 0800-643-5252 / (48) 3721-9083
- Centro de Controle de Intoxicações de SP: 0800-771-3733
- Telefone 151 – dúvidas gerais do consumidor
Também é possível registrar reclamações no site do Procon/SC (para moradores de cidades sem unidade municipal) ou presencialmente, na sede em Florianópolis (Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro).