O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), iniciou a distribuição de uniformes escolares para alunos da rede estadual. Até o fim de 2025, cada estudante do ensino médio receberá duas calças jeans, totalizando mais de 440 mil peças nesta primeira etapa. Além disso, 220 mil jaquetas já começaram a ser entregues em escolas de todo o Estado.
A iniciativa faz parte do programa Escola Boa, integrante do movimento Educação Levada a Sério, que prevê um investimento total de R$ 210 milhões para a aquisição de uniformes destinados a 519 mil alunos da rede estadual.
“Nossos alunos têm que ter orgulho de estudar nas escolas estaduais e precisamos oferecer todas as condições para despertar neles esse sentimento. Os novos uniformes são de grande qualidade, bonitos. Isso gera identificação, é lindo de ver. Vem muito mais por aí”, destacou o governador Jorginho Mello.
Além das calças e jaquetas, os estudantes do ensino médio também receberão camiseta de manga curta, meias e tênis. Já os alunos do ensino fundamental e das escolas cívico-militares serão contemplados com kits mais completos, incluindo camisetas de diferentes modelos, bermuda, short-saia, calça, jaqueta, moletom, meias e tênis.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o objetivo é reforçar o sentimento de pertencimento e orgulho dos alunos:
“Essa é a sensação que queremos que nossos alunos sintam cada vez mais. O movimento Educação Levada a Sério foi criado para transformar a realidade das escolas estaduais e é isso que vai acontecer.”
O programa Escola Boa também prevê melhorias na infraestrutura, manutenção, segurança e conectividade das unidades escolares. Todas as salas de aula receberão aparelhos de ar-condicionado, e os estudantes terão acesso a kits de material escolar.
O Educação Levada a Sério é o maior pacote de investimentos da história da educação catarinense, com R$ 4,1 bilhões destinados a quatro eixos principais: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. As ações abrangem desde a valorização dos professores até a ampliação do ensino técnico e profissional, impactando diretamente o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Foto: Guilherme Bento / Secom GOVSC