Um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma edificação comercial no bairro Aymoré, em Guabiruba, na madrugada desta terça-feira (14/10). O sinistro ocorreu por volta da 1h, na Rua Prefeito Carlos Boos, e mobilizou guarnições dos Bombeiros Militares de Guabiruba, Botuverá e Brusque.
As equipes atuaram com as viaturas ABTR-209, ABTR-198, ABS-009 e AR-069, sendo confirmado no local que se tratava de um incêndio em uma agropecuária de aproximadamente 200 metros quadrados, já em fase de desenvolvimento completo. O fogo provocou colapso total do telhado e a ruptura das portas de blindex frontais.
Durante o combate, foi feito um reconhecimento em torno do imóvel, que tinha uma empresa de fiação ao lado direito e uma residência à esquerda. Com isso, as guarnições montaram duas linhas de ataque, priorizando a proteção dessas edificações vizinhas. Após o controle das laterais, os bombeiros realizaram o combate direto e ofensivo no interior da agropecuária até a completa extinção das chamas.
Na fase de rescaldo, foram utilizadas ferramentas de sapá e o equipamento PROPAK, aplicando cerca de 20 litros de LGE (líquido gerador de espuma) para o abafamento e resfriamento da área. Ao todo, foram empregados 20 mil litros de água na operação.
O efetivo envolvido foi composto por três militares e sete bombeiros comunitários. A Polícia Militar de Santa Catarina auxiliou no isolamento do local e controle de civis e veículos, enquanto a Celesc foi acionada para desligar a rede elétrica.
Após a extinção do fogo, a área foi isolada e o proprietário orientado para aguardar a perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Fotos: Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba.