O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) decidiu, de forma unânime, absolver o prefeito de São João Batista, Juliano Peixer (União Brasil), e o vice-prefeito Mateus Galliani (PP), no processo movido pelo ex-candidato a prefeito Felipe Lemos (PL), referente às eleições municipais de 2024.
O julgamento aconteceu no fim da tarde de terça-feira, 14 de outubro, e teve placar de 7 a 0, confirmando a sentença de primeira instância.
A ação havia sido proposta pelo PL e apontava suposto abuso de poder econômico, relacionado a um vídeo gravado pelo prefeito Juliano Peixer e pelo deputado federal Fábio Schiochet, em que ambos falavam sobre a destinação de uma ambulância ao Corpo de Bombeiros de São João Batista.
O caso chegou ao TRE/SC após o Ministério Público Eleitoral da comarca de São João Batista, representado pelo promotor Nilton Exterkoetter, recorrer, em novembro do ano passado, da decisão do juiz eleitoral Dr. Rui Cesar Lopes Peiter, que já havia absolvido os eleitos.
Com a decisão unânime do Tribunal, Juliano Peixer e Mateus Galliani permanecem definitivamente absolvidos das acusações ligadas ao processo eleitoral de 2024.