O prefeito de Canelinha Diogo Maciel , em entrevista para a imprensa local na manhã desta terça-feira (16), deu a entender que iria seguir o que havia sido acordado na reunião dos prefeitos da região da GRANFPOLIS sobre o endurecimento das regras restritivas para o combate a COVID-19. Maciel disse que, apesar de não concordar com as medidas, foi voto vencido na decisão.
Entretanto, no mesmo dia, à tarde, depois de uma reunião com a sua equipe, Diogo resolveu não acatar o que havia sido acordado entre os vinte e dois prefeitos. Segundo declaração dada a imprensa de Canelinha, a Secretária de Educação Fernanda Dias Jacintho, disse que as aulas seguem normalmente no município. As demais regras seguem o decreto do governo do estado já em vigor. Até o fechamento desta matéria, a administração municipal de Canelinha não havia emitido nenhum novo decreto.
Os vinte e dois prefeitos da Região da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, de forma colegiada, decidiram nesta segunda-feira (15), editar medidas unificadas para enfrentamento da emergência pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19).
Entre outras medidas, ficou definido que, durante o período das 18h do dia 16 de março de 2021 até as 6h do dia 23 de março de 2021, as aulas nas unidades da rede pública e privada de ensino, incluindo educação infantil, fundamental, nível médio, EJA – educação de jovens e adultos, técnico, ensino superior e pós-graduação, deverão ser ministradas exclusivamente de modo não presencial.
Na quinta (11), o governo do estado inaugurou um Centro Integrado de Ações contra a Covid em Florianópolis, para ser o ponto de partida de decisões regionalizadas de combate ao avanço da pandemia. Até o fim desta semana um novo decreto estadual poderá ser publicado com novas medidas restritivas para conter o avanço da COVID-19.
Situação da Covid-19 na Grande Florianópolis
Nesta segunda, a região registrava 96,58% de ocupação nos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS), contando os leitos para Covid-19 e outras doenças. Se foram separados apenas os reservados para adultos com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, a ocupação sobe para 97,50%. Os números são do painel de leitos UTI SUS do governo do estado, atualizado às 11h09 desta segunda.
Os números de pacientes que estão na lista de espera por um leito de UTI Covid ficou sempre acima de 50 na última semana.