Para organizar o processo, campanha incentivará colocação de lixo orgânico em embalagens pretas e de lixo reciclável em embalagens azuis
Uma nova etapa do programa “Recicle com o Sisam” iniciará na próxima semana. A autarquia promoverá uma campanha educativa para conscientizar a população de São João Batista sobre a importância de separar o lixo em casa.
Para incentivar a comunidade, serão distribuídos todos os meses, até o fim do ano, 10 mil kits com quatro sacos de lixo cada. A solicitação é que as embalagens, que terão a cor azul, sejam utilizadas exclusivamente para o armazenamento de lixo reciclável. E que, para o lixo orgânico, sejam usadas somente embalagens da cor preta. A proposta de separação por cor tem como objetivo facilitar tanto o processo de separação de lixo em casa como por parte das equipes responsáveis pela coleta.
“Ao avançarmos na questão da reciclagem, vamos auxiliar na preservação do meio ambiente e também na ampliação da vida útil do nosso aterro sanitário. Por isso, é muito importante que as pessoas não misturem o lixo. Separar o lixo de forma adequada é uma questão de hábito e precisamos incentivar isto“, comenta a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa.
Lixo reciclável (embalagem azul)
- Papel
- Papelão
- Isopor
- Metais
- Plástico
- Embalagens longa vida
Lixo orgânico (embalagem preta)
- Restos de alimentos
- Lixo de banheiro
- Cascas e sementes
- Fraldas descartáveis
- Erva mate