Resultado histórico foi obtido por Mariana Cipriani e Luiza Eduarda Motta, que representaram Santa Catarina na competição disputada em Rio Branco, no Acre
Com uma grande campanha, a dupla batistense formada por Mariana Cipriani e Luiza Eduarda Motta faturou a Medalha de Prata da etapa nacional da Gymnasiade 2022. As meninas, que têm treinamento adaptado para o vôlei de praia pela professora Sonia Di Pietro, representaram Santa Catarina na competição, após terem vencido a seletiva estadual em fevereiro. O certame foi disputado em Rio Branco, no Acre, durante o feriadão de Páscoa.
Na primeira fase, Mariana e Luiza jogaram contra as duplas de Alagoas, Mato Grosso do Sul e Acre, conquistando três vitórias por dois sets a zero. Com isso, se qualificaram para as quartas de final, em que bateram a dupla de São Paulo, também por 2 sets a 0. Mesmo resultado da semifinal, em que venceram as representantes do Distrito Federal. A dupla batistense somente seria parada na final, realizada na tarde deste domingo (17), contra a Paraíba.
A participação das meninas na Gymnasiade contou com o apoio da administração municipal de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Escola Alice da Silva Gomes, da Fube e patrocínio da Pehnk. Organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), a competição teve representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.