Joel Lucinda (MDB) era vereador, foi presidente da Câmara e prefeito interino de Porto Belo
Joel Lucinda (MDB) é o novo prefeito de Porto Belo, no litoral Norte Catarinense. As eleições complementares aconteceram neste domingo (5). A chapa ganhadora é formada por Joel e por Ailto Neckel de Souza (PL).
A chapa venceu com 6.076 votos. David Jordelino (PRTB), cuja candidatura estava sob judice, levou 910 votos; e Rosaura Rodrigues (PT) levou 846 votos.
Joel já é prefeito interino de Porto Belo. Ele foi eleito vereador em 2020 e assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Como presidente, após Emerson Stein (MDB) renunciar para concorrer a deputado Estadual, e o vice Elias Cabral optar por retomar a carreira de servidor na Rede Estadual de Ensino, o presidente da Câmara assumiu como prefeito interino e, agora, assume como prefeito eleito.
Porto Belo teve novidade na apuração dos votos: um aplicativo para celular foi desenvolvido e fará a leitura dos QR codes que constam ao final de cada BU impresso.
Estes dados são transmitidos para um site que fará a soma de forma independente da Justiça Eleitoral, onde a quantidade de votos recebidos por cada candidato poderá ser confrontada com o resultado oficial proclamado pelo TRE, que é fruto da totalização por meio da leitura das Mídias de Resultados das urnas.