Lista contempla todos os procedimentos que o Hospital Monsenhor José Locks possui capacidade técnica para realizar
As listas de espera em São João Batista para cirurgias eletivas em nove especialidades deverão ser zeradas até setembro. Por meio de mutirões, estão previstos mais de 400 procedimentos até setembro. A lista contempla todas as cirurgias que o Hospital Monsenhor José Locks possui capacidade técnica para realizar (confira abaixo).
“Estes mutirões serão possibilitados por meio de uma parceria entre Município, Hospital e Secretaria de Estado da Saúde, com custeio pela Nova Política Hospitalar Catarinense. Com isso, conseguiremos atender a demanda reprimida durante a pandemia”, explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
De acordo com ela, somente em julho, serão 118 procedimentos. Destes, 70 serão oftalmológicos (catarata), 20 vasculares (varizes), 14 gerais (hérnia ou vesícula), 8 ortopédicos, 3 ginecológicos e 3 proctológicos. E, ainda, estão programadas até 180 cirurgias tanto em agosto como em setembro.
“Vamos conseguir retomar com força total a realização de cirurgias eletivas aqui em São João Batista a partir de julho. A meta é zerar a fila para todos os procedimentos que a gente consiga fazer aqui, disponibilizando um atendimento eficaz e com qualidade à comunidade”, comenta a gestora do Hospital Monsenhor José Locks, Luana Lira.
Cirurgias eletivas via Hospital Monsenhor José Locks (com exceção de alguns tipos de procedimento, como os realizados por vídeo, por exemplo)
– Oftalmológicas (catarata)
– Vasculares (escleroterapia com espuma para tratamento de varizes)
– Ginegológicas
– Urológicas
– Proctológicas
– Gerais (hérnia ou vesícula)
– Ortopédicas (joelho ou ombro)
– Pediátricas
– Otorrinolaringológicas
Outros tipos de cirurgia
A fila para cirurgias que tem de ser realizadas fora de São João Batista segue o fluxo do sistema de regulação do Governo do Estado de Santa Catarina. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista está atenta a oportunidades para tentar agilizar o atendimento à população local. Exemplo é a adesão a mutirões de colonoscopia e endoscopia que estão previstos para ocorrer entre julho e agosto no Município de Taió, que possibilitará o atendimento a todos os casos prioritários da cidade em ambas as especialidades.