Na terça-feira (16), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal da Grande Florianópolis, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital, prendeu em flagrante um homem pelos crimes de maus-tratos qualificado contra cães e gatos, manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão e fraude processual qualificada.
Após receber registro de ocorrência noticiando a existência de um canil irregular de cães das raças Pug e Yorkshire, sem responsável técnico e qualquer condição sanitária, as instituições verificaram o local, confirmando que o proprietário não possuía as exigências administrativas para funcionamento.
Foi verificado também que os animais se encontravam em péssimas condições de salubridade. Além da confirmação de cachorros de raça utilizados para reprodução desenfreada, constataram-se também gatos da raça Persa, os quais viviam confinados em gaiolas.
Ademais, também foram localizadas gaiolas contendo cerca de 50 pássaros da fauna silvestre, mantidos em depósito sem a devida permissão e anilhas, o que também caracteriza crime pela legislação ambiental.
Por fim, enquanto as equipes efetuavam diligências na região, visando localizar o responsável pelo imóvel para acompanhar a fiscalização, o autor tentou retirar animais do local, sendo flagrado pelos policiais já com alguns cães e pássaros dentro do seu veículo, de forma que foi autuado em flagrante também pelo crime de fraude processual qualificada.
Os animais domésticos foram encaminhados para a Diretoria de Bem-Estar Animal da Capital e os pássaros silvestres serão encaminhados para o respectivo órgão ambiental, para exames e providências administrativas cabíveis.
Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial da Capital, o preso permanece à disposição do Poder Judiciário.