O vereador Altamiro José Adamis (DEM), está internado no Hospital Regional em São José. De acordo com informações da Fundação Hospitalar de Canelinha, ele sofreu uma ameaça de infarto após ser submetido a um ecocardiograma.
No inicio da tarde desta quarta-feira (23), a filha de Altamiro disse por telefone, que o quadro de saúde já foi estabilizado. Ela já deixou a sala de emergência cardiológica do Regional e agora está na recuperação.
Altamiro foi submetido ao ecocardiograma na Clinica CBM em Tijucas, e teria ficado nervoso com o resultado. Ele começou a sentir falta de ar e a pressão estava alterada. No Posto de Saúde 24 de Tijucas, foi colocado na nebulização.
Transferido ao Hospital São José, de Tijucas, o vereador ficou inconsciente e segundo a filha, estava sendo sufocado com água no pulmão. O helicóptero Arcanjo foi acionado para fazer a transferência, mas não foi possível por causa do quadro de saúde de Altamiro. O Samu fez então o encaminhamento para o município de São José.
O médico do Regional, até as 14h34 desta quarta-feira, não havia passado no quarto para informar a situação atual do vereador e a previsão para que ele deixe o hospital.
Saiba o que é ecocardiograma
Ecocardiograma é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através dos diferentes graus de refração de ondas sonoras de alta frequência (acima de 20.000 ciclos por segundo), muito além, portanto, da capacidade humana de audição. Um transdutor deslizado sobre o peito do paciente direciona essas ondas para estruturas do coração do paciente e capta o eco delas, transformando-o em imagens. Assim, a ecocardiografia pode fornecer imagens estáticas e em movimento dos músculos e das valvas cardíacas e o mapeamento em cores do fluxo sanguíneo pela técnica Doppler, permitindo identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.