A agente comunitária de saúde da Secretaria de Saúde de Nova Trento, Daiana Maria Fraga, participou entre o último domingo, 10, até quinta-feira, 14, da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, realizada em Brasília. Delegações de todos os estados brasileiros foram representadas e participaram das discussões durante o evento.
No domingo, a servidora realizou o credenciamento para participar do evento, que teve início na segunda-feira, 11, com a apresentação do Eixo I, e divisão do grupo de trabalho deste eixo no período da noite e cerimônia de abertura no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Na terça-feira, 12, foi apresentado o Eixo II e III, com divisão dos grupos de trabalho. Na quarta-feira, 13, foi realizado um ato público pela defesa do cuidado em liberdade, no Museu Nacional da República. Em seguida, com o retorno ao local da conferência, ocorreu a apresentação do Eixo IV e divisão do grupo de trabalho.
Na quinta-feira, 14, aconteceu a plenária final, onde foram eleitas pelos participantes as propostas para cada eixo debatido na conferência.
Para a agente de saúde, “saber que nós, como cidadãos, temos direitos e podemos lutar por eles. Discutir, defender a saúde e nosso dever como funcionários da saúde, melhorando a qualidade do SUS. Foi isso o que a conferência proporcionou, amei ter feito parte”.