Na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro de 2024, aconteceu a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes do processo licitatório para a reconstrução da Ponte dos Imigrantes, que liga a SC-108 à Colônia Nova Itália em São João Batista, a empresa ENGEDAL CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA foi a vencedora, com o valor de R$4,805,056,59. Entre as quatro empresas concorrentes, duas foram inabilitadas e duas habilitadas, sendo a ENGEDAL a vencedora do processo licitatorio para executar a obra. É importante destacar que ainda existe um prazo para as outras empresas recorrerem.
A EMPRESA
A ENGEDAL CONSTRUTORA, ativa desde 2005, tem sua matriz como base operacional na cidade São José. Sua tradição no setor da construção e seu comprometimento foram fatores determinantes para alcançar a vitória neste processo licitatório para a infraestrutura local. Com sua tradição tem experiência em importantes construções pelo estado de Santa Catarina.
Com a definição da empresa vencedora, a Prefeitura de São João Batista agora inicia os preparativos para que a ENGEDAL CONSTRUTORA possa iniciar os trabalhos. Contudo, ainda há um período de recurso disponível para outras empresas contestarem a decisão, mantendo o processo licitatório transparente.
A reconstrução da ponte da Colônia Nova Itália representa um marco para a comunidade local, e a expectativa é que a empresa vencedora execute a obra com eficiência e qualidade, contribuindo para a melhoria da infraestrutura do município.
A Ponte dos Imigrantes, é vital para a Colônia Nova Itália e construída em 2003, desabou em 07 de dezembro de 2022, deixando a comunidade sem seu principal acesso. Agora, com a licitação concluída será realizada a reconstrução para a recuperação dessa importante infraestrutura.
A BUSCA PELO RECURSO DA OBRA
A Prefeitura Municipal de São João Batista lançou, na terça-feira, dia 14 de novembro de 2023, o processo licitatório para contratação da empresa que será responsável pela reconstrução da Ponte dos Imigrantes Italianos, que liga o bairro Colônia Nova Itália à SC-108.
A obra será viabilizada com recursos provenientes do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que, em outubro, aprovou a liberação dos valores apresentados no plano de trabalho.
O projeto prevê a demolição da parte da estrutura que não colapsou em dezembro e a construção, no mesmo local, de uma nova ponte com 70 metros de extensão por 10 metros de largura. A obra estava orçada em R$ 5.652.615,81. A empresa vencedora do processo licitatório terá o prazo de oito meses para executá-la.
“Desde o desabamento da ponte em dezembro nossa equipe tem trabalhado com prioridade em solucionar este problema. Mesmo com a construção da ponte provisória, nunca deixamos de fazer nossa parte. Cadastramos o processo na Defesa Civil nacional, fizemos o projeto, ajustamos o que precisou, corremos atrás de recurso e vamos seguir empenhados até que a ponte esteja pronta, atendendo à comunidade da Colônia Nova Itália”, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.