Agendamento para emissão do documento deve ser realizado on-line, pelo link http://agendamento.igp.sc.gov.br/inicio.aspx
O Posto de Identificação de São João Batista já emitiu em 2024, até o dia 15 de fevereiro, 439 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O agendamento para emissão do documento deve ser realizado on-line, pelo link http://agendamento.igp.sc.gov.br/inicio.aspx. O horário de atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A criação da CIN tem como objetivo unificar a emissão do documento em todos os estados brasileiros. O documento traz o número de CPF como registro geral, único e válido para todo o país, além de possibilitar a inclusão de dados de outros documentos, como inscrição do NIS, PIS ou Pasep, Cartão Nacional de Saúde, título de eleitor, entre outros. Para isso, basta levar os documentos pessoais e originais no momento da emissão.
Outra vantagem da CIN é que ela conta tanto com versão física como digital (por meio da conta “gov.br”), com sua autenticidade podendo ser verificada por QR Code.
No entanto, conforme destaca a Polícia Científica de Santa Catarina, o cidadão não precisa ter pressa para solicitar o documento, já que os modelos anteriores de carteira de identidade têm prazo de validade de 10 anos. Desta forma, a implantação da CIN ocorrerá de forma gradativa. A primeira emissão do documento é isenta de taxa, sendo que, para a segunda via do CIN, é cobrado R$ 24,24.
O Posto de Identificação de São João Batista funciona junto ao Centro Administrativo da Rodoviária (Av. Egídio Manoel Cordeiro, nº 99). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp (48) 3265-2279.
Quem tiver alguma dificuldade para efetuar o agendamento, pode pedir auxílio junto ao CRAS, que fica localizado na rua Tibúrcio Taurino Bozzano, nº 210, no bairro Jardim São Paulo.