Oficinas propostas pela Cia. Andante ocorrem de 7 a 10 de março. As práticas têm como foco a disseminação de conhecimentos sobre as linguagens do teatro de objetos e do teatro lambe-lambe
A cidade de Canelinha recebe, entre os dias 7 (quinta-feira) e 10 (domingo) de março, duas oficinas gratuitas de teatro de animação. As ações formativas integram o projeto Cartografia das Miudezas, uma iniciativa da Cia. Andante Produções Artísticas, sediada na cidade, e têm o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a produção do teatro lambe-lambe e do teatro de objetos. Cada oficina tem 20 vagas disponíveis e qualquer pessoa interessada, com idade acima dos 14 anos, pode participar. Para se inscrever basta preencher o formulário neste link: https://bit.ly/cartografiadasmiudezas.
As práticas serão divididas em duas modalidades. A oficina Museu de Pequenos Afetos tem como proposta a familiarização com o teatro de objetos e ocorre no dia 7 (quinta-feira), com quatro horas de duração. A prática propõe a criação de pequenas cenas a partir de objetos de afeto, da memória e da narrativa autobiográfica, gerando embriões para futuras dramaturgias de espetáculos, teatro lambe-lambe, contação de histórias, performances, intervenção artística, entre outros.
A oficina Caixa Misteriosa, por sua vez, ocorre nos dias 8, 9 e 10 (quinta, sexta e sábado), e vai trabalhar com o teatro lambe-lambe, modalidade teatral em que uma cena em miniatura é apresentada para um único expectador através de uma pequena abertura em uma caixa. A formação pretende passar por todas as etapas teóricas e práticas da construção da caixa-teatro. Partindo dos objetos de memória e narrativas autobiográficas para a criação dramatúrgica, ao final da oficina cada integrante terá construído um protótipo da caixa e seu próprio espetáculo em miniatura.
Ao final de cada oficina haverá demonstração de processo aberta ao público. qualquer pessoa que queira conhecer ou apreciar os diversos processos criativos individuais e o resultado final das oficinas poderá participar.
As práticas serão ministradas pela multiartista e produtora cultural Jô Fornari, fundadora da Cia. Andante, que destaca a importância de atividades de formação como a proposta no projeto para a difusão deste segmento do teatro. “Essas duas linguagens teatrais são linguagens recentes e que a companhia já trabalha há algum tempo. Então a gente tem a oportunidade de ser multiplicador, torná-las mais acessíveis e populares. Tanto para os artistas que queiram trabalhar com essas técnicas, quanto para o público, porque temos o intuito de fomentar embriões de obras que posteriormente serão apresentadas por aí afora”, salienta.
A preocupação com a acessibilidade é uma marca do projeto, diferencial inédito em um projeto realizado pela Cia Andante. Em metade das oficinas, a depender das inscrições, haverá intérprete de Libras. Além disso, todos os espaços onde ocorrerão as atividades são plenamente acessíveis para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida.
Cartografia das Miudezas: Espaço de Formação é um projeto cultural selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Além de Canelinha, o projeto também vai circular pelas cidades de Blumenau, Lages e Joaçaba.
Serviço:
O quê: Cartografia das Miudezas – Espaço de Formação. Oficinas gratuitas de teatro ministradas pela Cia. Andante;
Quando:
– Oficina Museu de Pequenos Afetos:
– Dia 7 de março (quinta-feira), das 14h às 18h;
– Oficina Museu de Pequenos Afetos:
– Dia 08 de março (sexta-feira), das 14h às 19h;
Dias 9 (sábado) e 10 (domingo) de março, das 10h às 18h.
Onde: Moinho de Inventos Espaço Criativo, sede da Cia. Andante – Rua Regina B. Clemer, nº 3207, bairro Índia – Canelinha (SC).
Quanto: gratuito. Inscrições em: https://bit.ly/cartografiadasmiudezas.
Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da companhia: @ciaandante.