Nesta terça-feira (05), Arnoldo Lana, o único ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial nascido em Brusque, faleceu aos 103 anos. Internado no Hospital Dom Joaquim na segunda-feira, sua morte foi confirmada pela família.
O velório ocorreu no Cemitério do Santa Terezinha, e a cremação está marcada para quarta-feira (06), no Crematório Vaticano em Balneário Camboriú.
Durante a guerra, Arnoldo serviu na Força Expedicionária Brasileira, passando um ano na Itália. Nos últimos anos, recebeu homenagens do TG-05-005 de Brusque e do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau.
Arnoldo foi um dos 48 brusquenses que participaram da batalha de Monte Castelo, na Itália, contribuindo para a conquista do território pelos aliados após três meses de intensos combates, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945.
Em uma entrevista ao blog do Ciro Groh, o ex-combatente compartilhou suas experiências, destacando seu ano na Itália e o romance que floresceu através de cartas, culminando em um casamento. Além de seu heroísmo militar, Arnoldo também deixou sua marca como engomador na fábrica Renaux.