A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou, na manhã desta sexta-feira (22), boletim atualizado da dengue. O relatório aponta que, neste ano, até o momento, 234 casos da doença já foram confirmados na cidade.
Os casos de dengue estão divididos por bairros da seguinte forma: Timbezinho – 86, Centro – 61, Ribanceira do Sul – 24, Carmelo – 16, Jardim São Paulo – 14, Tajuba I – 11, Tajuba II – 8, Cardoso – 4, Colônia Nova Itália – 3, Fernandes – 3, Krequer – 2, Arataca – 1 e Rio do Braço – 1.
* O município contabiliza, no momento, 355 casos prováveis (soma de casos confirmados, suspeitos e notificados, excluídos os descartados). O número de focos positivos registrados no município em 2024 está em 102. Atualmente um paciente está hospitalizado com diagnóstico de dengue grave.
* Além disso, foi confirmado um caso de chikungunya em paciente residente no bairro Timbezinho. Assim como a dengue, a doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, dores musculares, manchas na pele e, às vezes, náuseas.
* A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que, caso alguém sinta sintomas suspeitos para qualquer uma das doenças, procure imediatamente atendimento médico junto a uma Unidade Básica de Saúde ou, então, junto ao Hospital Monsenhor José Locks. Também é solicitada a colaboração da população para eliminar potenciais criadouros do mosquito. Saiba mais sobre a doença no site https://dive.sc.gov.br/index.php/dengue.
#SJBcontraDengue