A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, adquiriu equipamento para realizar fumigação no município em combate aos focos de mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Devido ao aumento do número de casos suspeitos de dengue e focos registrados nos bairros, os agentes de combate às endemias irão fazer a fumigação em locais com focos identificados e transmissão sustentada. O município registrou 74 focos do mosquito da dengue desde o início do ano, sendo 27 somente no mês de março.
“Essa ação vai se basear nos dados já registrados de casos confirmados, prevenindo assim, o avanço da proliferação do mosquito, que também transmite Zika Vírus e Chikungunya”, explicou a secretária de Saúde, Maria Cristina Adami.
O produto utilizado de forma correta, tem baixo potencial de dano às pessoas e insetos, sendo seguro, aprovado e indicado para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE-SC).
Boletim da dengue
Até o momento, são 42 casos confirmados de dengue, sendo 41 autóctones, ou seja, adquiridos na cidade e um fora do município. Destes, três pacientes seguem internados no Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Além disso, há 48 casos suspeitos, e destes, 32 aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).