Público-alvo da mobilização, que tem objetivo evitar a reintrodução da doença no país, é crianças menores de 5 anos de idade
Começa na segunda-feira (27), em todo o estado de Santa Catarina, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade. A iniciativa tem como principal objetivo resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e, desta forma, elevar as coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil. O Dia D da mobilização será em 8 de junho.
Em São João Batista, as doses estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde (UBSs) Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte, de segunda a sexta-feira. E, em dias específicos, nas UBSs Carmelo, Fernandes, Ribanceira do Sul e Carmelo. Os endereços e horários podem ser conferidos na lista abaixo. É necessário apresentar CPF (ou Cartão do SUS) e Carteirinha de Vacinação.
“É essencial aumentar a cobertura vacinal contra a doença para evitar a sua reintrodução no Brasil, como vem ocorrendo em outros países. Há alguns anos a meta recomendada pelo Ministério da Saúde não é atingida, o que gera preocupação. Sem uma população adequadamente vacinada, ficamos vulneráveis e suscetíveis à doença”, destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.
Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive/SC), a última vez que Santa Catarina registrou casos de poliomielite foi no ano de 1989. No entanto, a última vez que o Estado alcançou de vacinação de 95% foi em 2017. Depois disso, os índices de vacinação ficaram abaixo do ideal; 94,59% (2018), 93,68% (2019), 88,70% (2020), 83,76% (2021), 87,31% (2022) e 90,36% (2023).
Esquema de vacinação
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, o que quer dizer que está disponível o ano todo nas salas de vacinação do estado, de forma gratuita. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
No período de Campanha, as doses da VIP vão continuar sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP (gotinha) passa a ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.
Locais e horários de vacinação
- Sala de vacinação da UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, n° 411): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45
- Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 52): de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45
- Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi – bairro Ribanceira do Sul): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45 (exceto nas segundas, quando a sala fecha às 16h)
- UBS Tigipió (Estrada Geral da Arataca): nas quartas-feiras, das 13h às 16h
- UBS Carmelo (Rua Augusto José Tamanini): nas quintas-feiras, das 8h às 11h
- UBS Ribanceira do Sul (Rua José Antônio Soares): quinzenalmente, nas quartas-feiras, das 13h às 16h
- UBS Fernandes (SC-108): quinzenalmente, nas quintas-feiras, das 13h às 16h