Doses serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde de São João Batista (exceto o da Colônia Nova Itália), das 8h às 17h
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (08/06). Em São João Batista, todas as Unidades Básicas de Saúde (exceto a da Colônia Nova Itália) estarão abertas das 8h às 17h. As doses estarão disponíveis para crianças de 1 ano até menores de 5 anos de idade (para as crianças menores de 12 meses, a vacina contra a poliomielite fica dentro da rotina).
Além disso, durante o Dia D, serão oferecidas vacinas contra a gripe para todas as idades (exceto bebês com seis meses ou menos). E, nas unidades que contam com sala de vacinação (Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte), também será possível acessar as demais vacinas integrantes do calendário nacional.
“A vacinação é um ato de proteção à vida. Por isso, reforçamos o apelo aos pais para que aproveitem este sábado para proteger seus filhos contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. E, também, convidamos a população em geral para se imunizar contra a gripe, já que, com a chegada do frio, a tendência é que aumente a circulação de vírus respiratórios”, destaca a secretária municipal de Saúde, Karla Izabel Dalsenter.
Para ter acesso às doses, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver). Além do Dia D, as vacinas seguem disponíveis nos horários regulares de vacinação.
Esquema de vacinação contra a poliomielite
A vacina contra a poliomielite está prevista no Calendário de Vacinação de Crianças. Ela é uma vacina de rotina, o que quer dizer que está disponível o ano todo nas salas de vacinação do estado, de forma gratuita. O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.
No período de Campanha, as doses da VIP vão continuar sendo aplicadas conforme esquema recomendado, mas a dose da VOP (gotinha) passa a ser aplicada de forma indiscriminada em todas as crianças de 1 a 4 anos, desde que já tenham recebido o esquema primário com a VIP.
Poliomielite ou paralisia infantil
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa, que tem como característica a paralisia nos membros inferiores de forma irreversível. A pessoa infectada pelo vírus que causa a doença deve ser hospitalizada para tratar os sintomas, mas não há tratamento específico para a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção.