Com o fim do prazo para realização das convenções nas quais são definidos os candidatos que irão concorrer às eleições em 2024, na cidade de São João Batista o cenário político foi traçado com a disputa de 04 chapas na disputa pelo poder executivo municipal.
A primeira definição foi da Chapa formada por Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, do MDB e Léo Kammer (Podemos), filho do empresário Laudir Kammer.
A segunda confirmação se deu com a aliança dos Partidos PSD e Republicanos que indicaram para formar a chapa o ex-prefeito Daniel Netto Cândido e o radialidas Jonatam Cordeiro.
Já a noite da segunda-feira (05), foi regrada de surpresas. O pré-acordo que havia entre o popular “blocão de oposição” não se confirmou. Na ultima semana, os envolvidos já haviam anunciado a composição dos empresários Juliano Peixer (União Brasil) com Felipe Lemos (PL) com apoio dos Progressistas, porém a possível aliança não se confirmou.
Mesmo com as convenções destes partidos acontecendo no mesmo ambientem em curto intervalo de tempo entre elas, trouxeram novidades que movimentaram o cenário político.
Ao término ficaram definidos que Juliano Peixer (União Brasil) irá compor chapa com o vereador Mateus Gallini (Progressista), e o PL seguirá em chapa pura formada pelo empresário Felipe Lemos juntamente com a Pastora Fernanda Adorme.