O PL de Florianópolis sofreu uma grande perda no sábado (6) com o falecimento de Heleno Orlandino Martins, aos 70 anos. Heleno vinha lutando contra um câncer nos últimos meses, doença que se agravou recentemente e o afastou da campanha eleitoral. Ele era uma figura muito próxima ao governador Jorginho Mello (PL), presidente do partido em Santa Catarina.
Antes de assumir a liderança do PL na capital catarinense, Heleno foi assessor de Jorginho no Senado. Na pré-campanha de 2024, Heleno teve papel essencial nas filiações ao partido e na organização da chapa de candidatos à Câmara de Vereadores de Florianópolis. Conhecido nos bastidores como uma pessoa afável e de boas conversas, ele participou ativamente das discussões para a escolha do vice na chapa de Topázio, mesmo enquanto enfrentava a doença.
Nas redes sociais, diversas lideranças políticas lamentaram a morte de Heleno. O próprio governador Jorginho Mello, acompanhado de seus filhos Bruno e Filipe, além de deputados estaduais e federais, prestaram homenagens ao ex-presidente municipal do PL.
O velório será realizado neste domingo, das 10h às 16h, na capela D da funerária São Pedro, no Itacorubi.