Encontro promoveu a valorização dos professores públicos municipais batistenses
Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de São João Batista (SindiEducar), promoveu uma confraternização especial para seus associados na última sexta-feira, 19. O evento, que contou com a participação de diversos professores da rede pública municipal, e seus familiares, aconteceu na Pizzaria Mantoanelli, em Nova Trento, e teve como destaque uma saborosa noite de pizzas, massas e comida japonesa, em homenagem aos profissionais que dedicam suas vidas à educação.
O evento celebrou a dedicação e o empenho dos profissionais da rede municipal de ensino na construção de um futuro melhor por meio da educação. Além de comemorar a data, o objetivo foi proporcionar um momento de descontração e troca de experiências entre os professores, que enfrentam diariamente os desafios da sala de aula. “A cada ano, nos esforçamos mais para promover a união. Esta é uma forma de apoiar nossos professores, que tanto nos auxiliam na luta diária em prol da educação e da carreira”, destacou o presidente do sindicato, Deivid Herartt.
O presidente reforçou o compromisso de continuar apoiando os professores e ressaltou a importância de eventos como este, que fortalecem os laços entre os profissionais e proporcionam momentos de lazer e reconhecimento.
“Gostaria de relembrar um marco importante em nossa trajetória: em abril de 2022, obtivemos nosso registro sindical, tornando-nos oficialmente o único sindicato representativo dos professores e da educação em nosso município. Esse avanço foi possível graças à confiança e ao apoio de cada um dos filiados, que acreditaram e financiaram essa luta”, destacou com gratidão o presidente. “Hoje, podemos dizer que a luta valeu a pena. Já estamos colhendo alguns frutos e, olhando para 2025. Estamos prontos para buscar mais educação, respeito e uma vida mais digna para todos os professores. A confiança da classe no meu trabalho nos fortalece e nos motiva a continuar avançando”, finalizou.
Valorização
O evento promoveu, também, reencontros entre os educadores e o reconhecimento do trabalho e dedicação dos profissionais da educação batistense.
Professora há 37 anos, Vera Lucia Mafra Vargas, tem dedicado sua vida à educação, com ênfase à educação infantil. Filiada ao SindiEducar já há bastante tempo, reconhece na entidade uma segurança. “O sindicado busca melhorias para nossa classe e também nos ampara diante de diversas situações, então, é importante poder contar com esse apoio”, destaca. Celebrar o dia do professor é, para Vera, um misto de emoção e gratidão. “Ser professor é uma dádiva de Deus, pois tem sido cada vez mais difícil ser professor nos tempos atuais, mas precisamos exercer a profissão com amor e carinho, pois a maior gratificação para nós é ver o resultado de nossa dedicação no aprendizado diário das crianças dentro da sala de aula”, revela.
Atualmente como professora em caráter temporário (ACT), Rosangela Mafezzoli Fontes considera de extrema relevância ser parte de uma entidade que se dedica diariamente em prol dos professores. “Eu acho muito importante a gente, enquanto pertencente a uma classe, fortalecer quem nos defende. Faz pouco tempo que estou na educação, mas desde o começo já decidi me filiar ao sindicato, e enquanto eu exercer essa profissão, vou fortalecer a entidade”, diz. “Tenho consciência que ela nos representa e a gente precisa ter quem nos apoie, quem nos oriente, e tudo tem valido muito a pena”, enaltece a professora. “Estar aqui nesta noite é a sensação de sermos valorizados, além de estarmos com os demais professores confraternizando”, evidencia.
A educadora Kelly Pablini Aurélio, professora de Inglês há 20 anos, aproveitou a oportunidade para exaltar a dedicação da entidade em não esquecer, também, de celebrar esta data tão importante junto dos professores. “Como sempre, o SindiEducar capricha para celebrar a nossa data. Sentimos que somos levados a sério pela entidade, estão sempre do nosso lado e fazem o que podem pela nossa causa. Para nós, o dia 15 de outubro é a celebração de uma realização, embora haja tantos contratempos, mas seguimos firmes, e podendo contar com o sindicato”, reflete.
Por fim, a diretoria do SindiEducar reafirmou coletivamente sua missão de lutar pela valorização dos educadores municipais, garantindo que cada professor se sinta reconhecido e fortalecido nestcaminhada.lte caminhada.