Na sexta-feira, 1º de novembro de 2024, a Polícia Civil de São João Batista, em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão na cidade de São João Batista. Segundo algumas fontes, duas pessoas, sendo um homem e uma mulher, ligadas a autoescolas, foram presas e conduzidas ao Presídio Regional de Tijucas, onde permanecerão à disposição da justiça. A investigação está relacionada a possíveis irregularidades no processo de obtenção de laudos toxicológicos.
A reportagem da Rádio Clube entrou em contato com as autoridades policiais responsáveis pelo caso, mas até o momento, a investigação segue em andamento, e os detalhes exatos da operação não foram divulgados. Mais informações serão repassadas nos próximos dias, conforme novos fatos forem apurados.
Essa operação pode estar ligada a ação realizada em janeiro de 2023, conhecida como “Toxicoloko”, conduzida pela Polícia Civil de Santa Catarina com apoio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC). Na época, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A operação resultou na apreensão de CNHs obtidas de forma fraudulenta, documentos, dispositivos eletrônicos, amostras de material biológico, além de uma arma de fogo e munições. Um homem foi preso em Brusque por porte ilegal de arma.
As investigações de 2023 revelaram que motoristas envolvidos em furtos e roubos de cargas estavam renovando suas CNHs utilizando laudos toxicológicos fraudulentos, levantando preocupações sobre a segurança nas estradas.