Na quinta-feira (09/01), o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) notificou a Prefeitura de São João Batista sobre a abertura de uma Tomada de Contas Especial para investigar os gastos com combustíveis durante a gestão do ex-prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.
A Tomada de Contas Especial, instrumento utilizado pelo TCE para apurar danos aos cofres públicos, busca verificar a regularidade na aplicação de recursos. O caso, conhecido como “Farra dos Combustíveis”, já motivou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores. Iniciada em novembro de 2023, a CPI investigou fraudes no abastecimento da frota municipal entre dezembro de 2022 e abril de 2023.
Após meses de trabalho, a CPI concluiu seu relatório final com 233 páginas, entregue ao Ministério Público. Durante a investigação, 31 depoimentos foram colhidos, revelando falhas operacionais e práticas suspeitas, como abastecimentos superiores à capacidade dos tanques, registros em horários irregulares e uso de sistemas manuais sem supervisão.
Os desvios apontados superam R$ 100 mil, com evidências de abastecimentos fraudulentos e inconsistências nos registros. Após as enchentes de dezembro de 2022, os gastos com combustíveis aumentaram significativamente, sem justificativa para parte dessas despesas, levantando novas suspeitas.
Além da CPI e do TCE, o escândalo também é investigado em dois inquéritos pelo Ministério Público de Santa Catarina.
Fonte: VIP Social Tijucas