Há 130 anos, no dia 27 de abril de 1895, foi criado o Distrito de Aliança, no Município de Nova Trento, através da Lei Municipal nº 02, de 27 de abril de 1895. Porém, em 31 de dezembro de 1943, por determinação do presidente da República, Getúlio Vargas, houve a proibição da repetição de nomes entre cidades ou vilas.
Como já existia, em Pernambuco, um município chamado Aliança, a localidade neotrentina foi obrigada a adotar outra denominação, passando então a se chamar Claraíba, através do Decreto-Lei nº 941/43. O novo nome faz alusão a um arbusto abundante na região.
No início da colonização, a maioria da população de Claraíba era de origem alemã. Ali foi construída, em 1957, a única Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Nova Trento.
O distrito de Claraíba é um importante polo para Nova Trento, destacando-se pelas atividades de vitivinicultura, indústria têxtil e moveleira.
Claraíba é cortada pela rodovia SC-108, que liga Brusque a São João Batista, e, pelo Acesso Estadual Norte, conecta-se à cidade de Nova Trento.
Comunicação / Prefeitura Municipal de Nova Trento