Imunizante oferece uma proteção precoce e temporária contra a doença, reduzindo o risco de formas graves da doença e a transmissão comunitária
Atendendo recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista (SMS/SJB) iniciou neste mês a aplicação da Dose Zero da vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade.
O imunizante oferece uma proteção precoce e temporária, reduzindo o risco de formas graves da doença e a transmissão comunitária, tendo em vista que no calendário de vacinação a primeira dose da vacina tríplice viral (que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba) ocorre apenas aos 12 meses de idade.
Conforme destaca a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS/SJB, a Dose Zero não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser mantidas aos 12 e 15 meses de idade, mas visa oferecer proteção antecipada a bebês ainda fora da faixa usual de cobertura. A medida é preventiva diante do risco de reintrodução do vírus, levando em consideração os recentes casos esporádicos da doença registrados no país.
Em São João Batista, a Dose Zero da vacina contra o sarampo está disponível nas três salas de vacinação do município, que ficam situadas nas unidades básicas de saúde Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte (confira abaixo os endereços e horários). É necessário apresentar caderneta de vacinação e Cartão do SUS (ou CPF).
Locais e horários das salas de vacinação
* Sala de vacinação da UBS Centro: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Jardim São Paulo: de segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h e das 13h às 16h45
* Sala de vacinação da UBS Novo Horizonte: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h45 (nas segundas-feiras o atendimento ocorre somente até as 16h)