O Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino (SINDIEDUCAR) promove, nesta quarta-feira (20), o terceiro encontro presencial do curso de aperfeiçoamento “Desenvolvimento Docente: Legislação Educacional e Práticas Pedagógicas”. A atividade acontece no auditório do SENAI, das 18h30 às 21h30, e terá como foco a Legislação Educacional e a Questão Conceitual da Deficiência, tema voltado ao fortalecimento de uma educação inclusiva no município.
Com carga horária total de 20 horas-aula, a formação faz parte do acordo judicial firmado entre o sindicato e o Município para compensação das horas dos professores que participaram do movimento grevista entre novembro de 2022 e março de 2023. A medida foi deliberada e aprovada em assembleia da categoria e garante, além da progressão funcional, a eliminação de registros negativos.
Segundo o presidente do SINDIEDUCAR, Deivid Herartt, o processo representa uma conquista coletiva.
“A luta foi árdua e exigiu muita resiliência da nossa classe, mas a vitória se materializa hoje na formação contínua de nossos professores. Este curso representa a modalidade de compensação que, coletivamente, acordamos para a quitação do período desafiador, garantindo o pleno restabelecimento de direitos e a valorização de suas carreiras. É a educação de São João Batista sendo construída com a força e a união de seus profissionais”, afirmou.
A formação conta com a participação de especialistas convidados e integra a parceria entre o SINDIEDUCAR e a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é qualificar continuamente os educadores, fortalecendo práticas pedagógicas modernas e alinhadas às demandas da rede municipal de ensino.