O Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de São João Batista (SINDIEDUCAR) realizou, no dia 20 de agosto de 2025, o terceiro encontro do Curso de Aperfeiçoamento “Desenvolvimento Docente: Legislação Educacional e Práticas Pedagógicas”, com foco na temática “Legislação Educacional e a Questão Conceitual da Deficiência”. O evento, realizado no auditório do SENAI São João Batista, reafirma o compromisso do sindicato com a qualificação contínua dos educadores e com a construção de uma educação pública inclusiva e de excelência.
Com carga horária total de 20 horas-aula, o curso representa uma iniciativa estratégica do SINDIEDUCAR para o aprimoramento profissional de professores e orientadores, oferecendo espaço de reflexão e debate sobre temas essenciais para a educação municipal.
Este terceiro encontro, que marcou a conclusão da primeira metade da carga horária, aprofundou-se nas complexidades da educação inclusiva, abordando o marco histórico e legal da deficiência, diferentes concepções e o panorama da Educação Especial no Brasil. A discussão ganha relevância em um momento em que políticas e práticas de inclusão ocupam cada vez mais espaço nas agendas educacionais do município.
“No SINDIEDUCAR, acreditamos que a valorização docente passa, necessariamente, pela capacidade dos professores de acolher e atender à diversidade de cada aluno. Ao investir na formação em educação inclusiva, estamos preparando nossos profissionais para os desafios e as oportunidades de construir uma escola que verdadeiramente acolha a todos”, destaca Deivid Herartt, presidente do SINDIEDUCAR.
Os conhecimentos e ferramentas compartilhados no curso fortalecem as bases de uma educação inclusiva e equitativa em São João Batista. Assim, o SINDIEDUCAR se mantém na vanguarda da formação docente, promovendo capacitação alinhada às necessidades atuais e colaborando ativamente para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais sólidas, que assegurem o direito pleno de aprender a cada criança e jovem do município.