Divulgado no último 27 de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o Ranking de Competitividade dos Estados 2025 confirmou Santa Catarina como o Estado mais seguro do País. Pelo sétimo ano consecutivo, o estado conquistou a primeira colocação no pilar Segurança Pública, além de manter a segunda posição geral pelo nono ano seguido.
Entre os indicadores avaliados, Santa Catarina garantiu o 1º lugar em Segurança Patrimonial, 2º em Segurança Pessoal, avançou do 7º para o 4º lugar em Presos sem Condenação e manteve a melhor posição no quesito Qualidade da Informação de Criminalidade.
O governador Jorginho Mello destacou que o resultado é reflexo dos investimentos e da união de esforços:
“Reduzir a violência é uma condição fundamental para um Estado cada vez mais competitivo. Estamos no caminho certo, investindo forte na segurança, gerando oportunidades e promovendo qualidade de vida para a população”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, ressaltou o papel das forças de segurança. “Com apoio institucional e financeiro do Governo do Estado, nossas instituições avançam de forma resolutiva no combate à criminalidade. Os resultados positivos nos motivam a enfrentar os desafios de cabeça erguida, com competência”, disse.
Além da liderança em Segurança Pública, Santa Catarina também se destacou em outros pilares: ficou em 1º lugar em Capital Humano, 2º em Educação e Sustentabilidade Social, 3º em Potencial de Mercado e 4º em Infraestrutura.
Municípios catarinenses no ranking nacional
Na edição 2025 do Ranking de Competitividade dos Municípios, São Bento do Sul foi destaque nacional ao conquistar o 4º lugar no pilar Segurança Pública, com avanço de 114 posições em relação ao ano anterior. O município alcançou a 1ª colocação em mortes por causas indeterminadas e a 3ª em mortes violentas intencionais.
Florianópolis, por sua vez, manteve-se pelo terceiro ano consecutivo como o município mais competitivo do Brasil, liderando em “Inovação e Dinamismo Econômico” e garantindo o 3º lugar em “Capital Humano”.
Outras cidades catarinenses também se destacaram: Jaraguá do Sul alcançou a 12ª colocação geral, Blumenau ficou em 14º, São Bento do Sul em 20º e Criciúma em 23º lugar.
Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Estados é realizado pelo CLP há 14 anos. Em 2025, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores distribuídos em dez pilares, entre eles Infraestrutura, Educação, Segurança Pública, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
📌 Com informações da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina